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quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Eurobike 2011 - DT Swiss com novidades em 29 e tecnologia DiCut

A DT Swiss como sempre foi um estande super movimentado pelos fãs das peças leves e de alta tecnologia Suíça. Neste ano, a empresa apontou suas armas para o segmento 29er, como não podia deixar de ser, mas também teve grandes lançamentos para estrada.
Mountain Biking
Linha Tricon

Um dos maiores destaques foi a nova roda XM 1550 Tricon 29. Construída com tecnlogia Tricon, que já explicamos em artigos anteriores, a nova roda pesa 1.800g o par.

Confira o vídeo abaixo com os detalhes:


Também na linha Tricon, surge a FX 1950, para freeride e downhill. A nova roda conta com 30 raios, aros tubeless de 30mm de largura e pesa em torno de 2 kg o par.

Completando a linha Tricon de MTB, a XM 1550 agora é oferecida também em branco e a M 1700 também em preto.

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Rodas de carbono

Oferecida agora para o público em geral, está a XRC 950 T e a XRC 950 T 29. Essas são as mesmas rodas usadas por Nino Schurter e a equipe Scott-Swisspower. O grande diferencial é que a roda é feita para pneus tubulares (já costurados com a câmara), uma tecnologia antes apenas explorada em bikes de estrada, mas que já estava sendo usada pela equipe em provas de MTB. Além disso, a roda conta com aros de carbono e cubos de carbono com rolamentos de cerâmica. A primeira é oferecida no tamanho 26", pesando 1.120g o par, sendo a segunda uma versão 29" e pesando 1.260g. Uma exclusividade para quem pode pagar.

Também em carbono está a nova XRC 1150. Antes era oferecido apenas como aro, a nova roda conta com os novos cubos 180 e pesam 1.200g o par.

Outra novidade são os cubos 180 Carbon Ceramic. Como o nome diz, os cubos possuem a estrutura principal em carbono e os rolamentos em cerâmica, permitindo menor peso e maior rolagem. Também são equipados com o Rachet System proprietário da DT Swiss que já explicamos anteriormente. A versão para disco center lock pesa 107g o dianteiro e 207g o traseiro.
All Mountain

Surge a nova roda de all mountain XM 1650, contando com aros de 26 mm de largura e cubos com Rachet System. Os aros não são tubeless, porém o par de rodas pesam 1.545g, excelente para rodas de all mountain.

Para os adeptos das rodas 29, a M 1800 TL 29 entra como uma roda tubeless, com cubos Ratchet System e pesando 1.905g. Sua versão 26", a M 1800 TL conta com as mesmas tecnologias e pesa 1.707g.
Suspensões e amortecedores

A maior novidade é a entrada na linha da suspensão dianteira XMM 100 / 120 para bikes 29. Desenvolvida com ajuda do Hermida e Florian Vogel, conta com amortecimento Twin Shot e ABS air. A nova suspensão é a primeira para rodas 29 que a marca produz, entrando diretamente no segmento topo de linha. O corpo é de magnésio com tecnologia Torsion Box, mas o crown e espiga são de carbono, inclusive com opção cônica (tapered). Serão oferecidas versões com espiga tradicional e também trava remota. O peso para o modelo mais leve fica em 1.520g.

Nas rodas 26, a novidade fica com a XMM 150, para all mountain. Exceto pelo curso de 150mm, todas as tecnologias são iguais a da XMM 29. O peso fica em 1.570g na versão top: excelente para uma suspensão com esse curso.

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Os amortecedores tiveram alterações no funcionamento, perdendo o elastômero que cuidava do curso negativo. O sistema agora é todo a ar. Não houve mudança no peso, mas sim uma melhoria na sensibilidade. O modelo M 212 entra na linha como um amortecedor mais robusto, com amortecimento de alta e baixa velocidade e peso de 198g.
Aros

Novos aros também entraram na linha. Para rodas 29, surge o XR 400 29, com 23.8 mm de largura e pesando 450 g. Também para rodas grandes, o XM 490 29, com 26mm de largura e pesando 500g.

Já nas rodas 26", surge o XM 450, com 26 mm de largura e 450g.
Raios e Nipples

Os raios DT Aero Comp entram na linha como um raio plano (aerodinâmico), que pode ser usado tanto para estrada quando para MTB, sendo 26" ou 29". A espessura é variada em 2.0,2.3 e 1.2 mm. O peso para 64 raios fica em 380 g.

Nos nipples, a grande novidade é o DH Hidden Aluminium, indicado apenas para estrada. Com 12mm de comprimento, o conjunto de 64 nipples pesa apenas 22 g.

Entra também na linha o DT Pro Head Brass, pesando de 59 a 74 g o conjunto de 64, dependendo do comprimento e diâmetro.
Rodas de Estrada

Grandes novidades na linha de estrada. A empresa lançou a tecnologia DiCut, que muda tudo na construção das rodas atuais. O nome DiCut faz uma referência a Diamond Cut, já que a flange do cubo tem formato de diamante. A nova tecnologia inclui: aros de carbono com uma superfície construída para máxima dissipação do calor; cubos feitos especialmente para raios retos e com flange mais afastada para rigidez lateral; raios retos e com encaixe que não os deixam girar, mantendo-os sempre em posição aerodinâmica; cubo com Ratchet System, entre outros.

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A RRC DiCut C/T é a única roda com a nova construção. Será oferecida como tubular ou clincher, em altura 32mm, 46m, 66mm ou toda fechada.

Também em carbono, a nova RC, clincher, com tamanhos 32 ou 46mm e pesando 1.450g.

Em alumínio, surge a nova RR 1600 TL, com cubos Ratchet System, tubeless e com 1.628g o par. Também a R 1800 TL, tubeless, mas sem cubos Rachet e pesando 1.695g.
No Brasil

No Brasil a DT Swiss é representada pela Vanguarda Sports. A chegada dos novos produtos está prevista para Janeiro.

Fonte: Pedal.com

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