Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Lamento espanhol

Óscar Freire diz que erro crucial no final do Mundial tirou o tetra de suas mãos

Óscar, frustrado com o resultado no Mundial
Óscar Freire fez uma autocrítica nesta terça-feira (27) e admitiu ter cometido um grave erro de posicionamento durante o último quilômetro da prova de estrada do Campeonato Mundial, que lhe custou a chance de se tornar o primeiro ciclista da história a vencer quatro títulos mundiais.

O sprinter espanhol disse que se encontrava muito a frente do pelotão cerca de 900 metros da meta e que tinha chances de vencer a prova. “Eu estava bem, mas cometi um erro que me custou muito caro. Eu estava com uma boa vantagem até a última curva, na roda de Matt Hayman, mas ele cedeu faltando 350 metros para o fim da prova. Para mim, era muito cedo para me lançar em um sprint, ao passo que também estava perto demais para amenizar o ritmo para dar uma oportunidade aos outros ciclistas”, disse Freire.

O espanhol alegou que esperou para se lançar ao sprint, com medo de atacar muito cedo. “Gilbert atacou antes do que deveria e acabou perdendo velocidade. Fiquei com medo de que isto acontecesse comigo e quando o pelotão veio para me alcançar, estava muito rápido e acabou me deixando para trás. Como ainda me restavam forças, eu consegui recuperar parte da desvantagem, mas era muito tarde e não havia muito mais a se fazer”, lamentou o ciclista. “É diferente de quando você sabe que não consegue fazer mais nada. Eu sei que poderia ter vencido, mas errei. A meta nesse ano era esta (vencer o Mundial)”, completou.

Além do integrante da Rabobank, outros três ciclistas já venceram o Mundial em três oportunidades: Alfredo Binda (1927, 30 e 32), Rik Van Steenberger (1949, 56 e 57) e a lenda do ciclismo Eddy Merckx (1967, 71 e 74). Freire, por sua vez, venceu em 1999, 2001 e 2004 e afirmou que neste ano o percurso estava mais fácil.

“Este foi um dos mundiais mais fáceis que eu já vi, mesmo porque tivemos uma ajuda do vento, que soprou a nosso favor. No ano passado, fizemos uma prova muito mais difícil. Eu não estava em minha forma física ideal e acabei na sexta colocação, mas sabia que era o meu máximo. Neste ano, no entanto, eu não consegui dar o meu máximo por conta do erro cometido no último quilômetro e isto me deixa louco”, reforçou o espanhol.

Freire afirmou que seguirá competindo profissionalmente durante a próxima temporada, embora não tenha dado certeza se continuará na Rabobank ou se irá para outra equipe. O atleta tem sido cotado para integrar a Geox-TMC, equipe do diretor esportivo Joxean Matxin, com quem possui fortes laços de amizade.

O ciclista, que passou por diversas lesões durante os últimos anos, tem recuperado a forma física nas últimas semanas, o que faz o veterano ciclista considerar suas hipóteses para os Jogos Olímpicos e o Mundial de 2012.

Por Fernando Bittencourt

0 comentários:

Postar um comentário