Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


sábado, 22 de outubro de 2011

Bike fixa Made in Brasil

As bicicletas de pinhão fixo vêm ganhando espaço no Brasil e o número de fãs desse tipo de bike cresceu bastante nos últimos dois anos, especialmente nos grandes centros urbanos como São Paulo, Curitiba e mais recentemente no Rio de Janeiro.

O principal diferencial de uma bike fixa, também chamada de “fixed gear”, é o sistema da catraca, que não tem roda livre e gira em conjunto com a roda traseira, como nas bikes de velódromo.

As bikes fixas se popularizaram entre os bike couriers de grandes cidades como Londres e Nova York e ganharam o mundo. Hoje, as fixed gear viraram uma verdadeira febre entre ciclistas que as utilizam para trabalho, deslocamentos, lazer, transporte, cicloviagens e até para jogar bike polo.



NO BRASIL
No Brasil, esse conceito já se estabeleceu, ganhou adeptos e existem grupos de ciclistas e empresas especializadas em bicicletas fixas, como a Tre3e, criada em São Paulo no início de 2010.

A Tre3e (pronuncia-se Treze) foi fundada pelo paulistano Flávio Nonato, que trouxe da Inglaterra toda a vivência de trabalhar como bike courier (bike mensageiro) em Londres durante 10 anos.

“Os couriers preferem as fixas porque são econômicas e dão pouca manutenção. Esse tipo de bike força o ciclista a executar uma pedalada constante e, na maioria das vezes, em velocidade”, explica Flávio.

Com o objetivo de desenvolver uma marca e investir no conceito de fixed gear no Brasil, Flávio se dedicou a estudar a arte do framebuilding, ou seja, a construção de quadros artesanais.

“Fiz o curso numa renomada escola em uma pequena cidade inglesa. O curso tem uma fila de espera enorme. Aprendi muitas coisas, inclusive a soldar com oxigênio-acetileno.”, conta o empresário de 31 anos.

Flávio chegou ao Brasil em 2010 com novas ideias e pronto para implementar o conceito fixed gear com a criação da marca Tre3e. O nome é uma homenagem a duas marcas europeias que ele admira: a italiana Dodici (12 em italiano) e a 14 Bike Co, empresa britânica com foco exclusivo nas bikes fixas. “Como sou fã de ambas, uma é 12 e a outra é 14, pensei em entrar nesse meio com minha marca”, diverte-se.



FEITA À MAO
As bikes Tre3e são criadas e fabricadas num galpão na Vila Maria, na capital paulista, de acordo com o gosto e a necessidade de cada cliente.

Uma parceria com o lendário Klaus Poloni, um conhecido framebuilder brasileiro, resultou numa geometria única, que une eficiência, estabilidade e conforto, além de garantir a qualidade na construção dos quadros construídos totalmente com tubos Cromoly (Cr-Mo).

“Faz anos que tenho falado e trocado ideias com o Klaus, que constrói maravilhosos quadros em cromo-molibdênio de alta tecnologia”, conta. Klaus inclusive, já produziu pelo menos 10 quadros com o brasão da Tre3e e novas encomendas chegam periodicamente.

O processo de criação de uma Tre3e começa com uma entrevista informal para checar a necessidade do cliente, seus gostos, o uso que fará da bicicleta e outros detalhes que serão levados em conta na hora de estabelecer a melhor geometria. O passo seguinte é fazer uma avaliação bike fit básica para tirar as medidas do ciclista e então iniciar o projeto.

Os adeptos das fixas curtem a personalização de componentes – muitas vezes coloridos – como aros, rodas, selins, guidões, pneus, manoplas etc. Em geral, bikes fixas não têm freio, e a frenagem é feita pela ação de contrapedal do ciclista. Mas a inclusão de freio é possível e até recomendada para os iniciantes. Nesse caso, é instalado um discreto manete que aciona o freio dianteiro.

“A customização é praticamente total. Não sai uma bike igual à outra”, garante Flávio.

A geometria de um quadro para bike fixa varia em função de sua finalidade e aplicação. Assim como uma speed tradicional de estrada tem uma geometria totalmente diferente de uma bike de velódromo, o mesmo ocorre com uma bike fixa. Um quadro de geometria clássica é diferente de um quadro para freestyle.

Para iniciantes, Flávio recomenda a relação 46-17 ou 46-18. Para pedalar na cidade de São Paulo, o ideal é o uso de pneus 700 X 28, mais largos e resistentes. “Damos toda a assistência para quem é novato na cena fixed gear. Até mostro as manhas para o biker, se for o caso”, promete.

Uma bike com o quadro feito à mão leva de quatro a seis semanas para ser entregue ao cliente, dependendo da fila de encomendas.

Além de quadros, a Tre3e confecciona também guidões de alumínio certificado com modelos Drop Pista (curvo, de ciclismo) nas larguras 36, 38 e 40cm, Riser (elevado), Bullhorn (chifre de touro) e Flat (reto). Outro produto criado e fabricado na casa é a Chave Fixa4, que tem chave pinhão IS e outras três funções com até um abridor de garrafa.

A Tre3e também distribui alguns produtos da linha fixed de marcas internacionais consagradas como a italiana Cinelli e Selle San Marco e da norte-americana Leader Bikes USA.

Na oficina, a Tre3e oferece também serviços de instalação, lubrificação, montagem de bikes e reparo de quadros, mas é necessário agendamento antes da visita.



FIXAS PELA INTERNET
A Tre3e dispõe também de bikes, quadros, componentes e acessórios pronta entrega que podem ser adquiridos diretamente no site http://www.tre3e.com.br/, que atende a todos os requisitos de segurança e os pagamentos podem ser feitos com cartões de crédito Visa e Mastercard, boleto bancário, Itaú Shopline, Paypal e depósito em conta. A empresa despacha para todo o Brasil e as compras podem ser parceladas em até três vezes.

Moderno, clean e fácil de navegar, o site www.tre3e.com entrou no ar no dia 1º de janeiro de 2011 e a tribo dos aficionados pelas fixas encontram além de belas fotos e vídeos, informações de eventos e encontros das fixas.

No blog (www.tre3e.com) é possível encontrar posts de divulgação de eventos com bikes fixas. Nos “Swap Meet”, a tribo das fixas se encontra para trocar experiências e peças. Há ainda os “Fixed Gear Night Riders”, as sensacionais corridas indoor “Roller Race”, campeonatos de bike polo e outros encontros.

A loja oferece praticamente tudo para bicicletas fixas, inclusive para bikes de velódromo. Além de quadros e bicicletas já montadas, o internauta vai encontrar uma ampla gama de pinhões, coroas, pedivelas, corrente, guidões, manetes, ferramentas, camisetas e até DVD`s, livros e revistas especializadas no segmento fixed gear.

Mais informações:
Blog -  http://www.tre3e.com/
Site -  http://www.tre3e.com.br/
E-mail contato@tre3e.com.br

0 comentários:

Postar um comentário