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terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ciclista geek cria roupa high-tech com indicador de velocidade

Um Geek ciclista onde menos se espera! Um advogado americano, que usa a bicicleta como meio de transporte diário, criou uma camiseta high-tech que mostra, nas costas, a velocidade em que está indo. O aviso pode orientar os motoristas de veículos automotores.

Speed Vest Imagem: Dvice
É verdade, as bicicletas são mais lentas que os automóveis – mesmo assim, se mais gente andasse de bicicleta, o trânsito sera melhor, não pior (inclusive para os carros…). Mas talvez você esteja subestimando a velocidade desenvolvida pelo ciclista, afinal eles, muitas vezes, estão tão rápidos quanto podem. Saber a velocidade real de uma bicicleta pode ajudar a evitar acidentes.

Segundo o blog da revista Make, um ciclista e advogado americano chamado Brady Clark projetou a Speed Vest, uma leve camiseta que sinaliza a velocidade desenvolvida pelo ciclista e sua bike. A roupa deve ser usada durante a noite, já que também serve como sinalização se segurança e pode evitar atropelamentos e outras colisões desagradáveis. A camiseta mostra números luminosos de 15 centímetros de altura que indicam a velocidade em tempo real do biciclo.

O advogado americano, que parece ser inventor quando não está pedalando ou nos tribunais, instalou um micro controle na roupa que lê a velocidade do pneu dianteiro da bicicleta através de um sensor e depois transforma a informação em números iluminados nas costas do ciclista. Clark demorou três dias para criar a roupa e agora já projeta uma segunda versão Speed Vest.

O próprio criador se pergunta se a roupa pode de fato ajudar os ciclistas a escapar das agruras cotidianas das vias públicas das grandes cidades – mas atrapalhar não vai. Seja pela sinalização luminosa, seja pela informação de velocidade, os motoristas conscientes podem ter a oportunidade de, antecipadamente, diminuir a velocidade e dar a devida distância de segurança para o ciclista.

Lembramos que, no Brasil, a distância mínima que os motoristas de carros, ônibus e motos devem deixar para os ciclistas é de 1,5 metros (um metro e meio). Essa distância é definida no Código Nacional de Trânsito e os motoristas que a descumprirem podem ser multados, além de levar pontos na carteira. Nos outros países do mundo há legislação semelhante: nos Estados Unidos, terra de Clark, a legislação costuma ser municipal, mas essa distância costuma ter no mínimo três pés (cerca de um metro).

Diário de São Paulo

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