Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Daniel Carneiro vence o MTB XTerra Estrada Real

A cidade mineira de Tiradentes recebeu nos dias 22 e 23 de outubro mais uma etapa do circuito brasileiro de provas de XTerra. Localizada no sudeste de Minas Gerais, a 190km da capital, a cidade fundada em 1702 no ciclo do ouro esbanja charme com seus casarões e sobrados tombados pelo SPHAN em 1938.


As disputas incluíram um duathlon terrestre e uma corrida noturna realizadas no sábado. No domingo, foi a vez de uma animada corrida infantil. Para encerrar o evento, uma maratona de moutain bike reuniu alguns nomes de destaque do ranking nacional e contou pontos para o ranking mineiro e brasileiro. O circuito percorreu trechos da Estrada Real, que empresta o nome ao evento realizado pela empresa carioca X3M Sports Business.

DUATHLON E NIGHT RUN
A quarta etapa de duathlon da temporada reuniu pouco menos de 100 competidores que largaram sob céu nublado que prometia chuva. Foram 3km de corrida, 32km de mountain bike e mais 9km de corrida disputados no típico relevo (leia-se acidentado) de Minas.

Foto de Bruno de Lima: Após uma determinada e incansável corrida de perseguição aos líderes, Adriano Sacheto vibra emocionado com a vitória
A briga pela vitória na elite masculina só foi decidida nos últimos metros da corrida. O mineiro Frederico Zacharias, de Juiz de Fora, liderou a prova toda, mas foi alcançado por Adriano Sacheto (quinto a sair da primeira transição) a 800 metros da meta de chegada, que marcou o tempo de 2h31min39s. Zacharias garantiu a segunda colocação 18 segundos atrás.

Entre as mulheres, a favorita Luzia Bello, venceu fácil novamente, liderando de ponta a ponta e fechando a prova em 3h14min38s, com uma vantagem de 18 minutos sobre a mineira Isabella Ribeiro. O resultado deu à santista o bicampeonato nacional.

“Foi uma disputa com frio e lama demais. Consegui imprimir um ritmo legal durante todo o percurso, sempre pensando em fazer o melhor, sem limites”, afirmou Luzia.

Durante a premiação do duathlon, a prometida chuva tomou conta de Tiradentes e complicou a vida dos competidores das outras disputas.

No início da noite, às 19h30, foi a vez de quase 500 corredores encararem os 7,5km do Night Run com muita lama . A vitória na geral masculina foi de Rinaldo Daniel Silva, que completou o percurso em 28min52s. Entre as mulheres, a vitória foi de Camila Aparecida dos Santos, que marcou 37 minutos cravados.

O TROCO DE DANIEL CARNEIRO
Às 9 horas do domingo, cerca de 200 competidores (14 mulheres) alinharam para a largada da terceira etapa da maratona de mountain bike. Os competidores encararam a chuva e a lama do percurso bastante acidentado de 41,5km. Após a largada na arena montada na rodoviária de Tiradentes, o pelotão se deslocou neutralizado até a cidade vizinha de São João Del Rei e a largada oficial foi dada ao lado do marco zero da Estrada Real.


Além da chuva, os atletas tiveram que superar os desafios da Serra de São José, com subidas íngremes, trechos em calçamento tipo pé-de-moleque, travessias de rios e trilhas em single track cobertas de lama e com trechos impossíveis de pedalar.

A vitória na elite masculina ficou com o mineiro de Viçosa, Daniel Carneiro (Treine.br), que liderou a prova de ponta a ponta e não deu chances a Thiago Aroeira, vencedor da etapa de Pedra Azul (ES).

Daniel (foto acima), de 25 anos, foi segundo em Pedra Azul e em Tiradentes deu o troco em Aroeira. O atleta assumiu a ponta logo no início do trecho de terra e fechou a prova em 1h44min47s, quase oito minutos a frente de Aroeira.

“Essa a terceira vez que venho a Tiradentes. Fui terceiro em 2009 e quarto em 2010. Minha madrinha mora aqui e aproveito para correr e fazer uma visita”, contou. Sobre o excelente desempenho na etapa, o campeão é discreto e se diverte: “Ah, tem dia que a gente acerta a mão, né?”

Aroeira, vencedor da primeira etapa do mountain bike, em Ipatinga (MG), estava conformado e feliz com a segunda colocação. “O circuito estava com muito barro e acabei ficando com pouco freio. O Daniel estava muito forte hoje”, afirmou o atleta de 29 anos.

Nas categorias de base, o mineiro Brunno Sampaio Rodrigues, de Montes Claros, chamou a atenção pelo desempenho. Com apenas 16 anos, Brunno venceu a última edição do Iron Biker e em Tiradentes dominou a prova ao impor mais de 10 minutos sobre o segundo colocado da categoria Infanto 15-16 anos e marcou tempo de gente grande com 1h59min21s.

No feminino, a favorita Erika Gramiscelli (foto acima), vencedora do ano passado e que representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, não teve um bom dia. Apesar de liderar três quartos da prova, a atual campeã brasileira de cross country teve problemas de chain suck a prova toda e foi ultrapassada por Aline Lombello a menos de 10km da chegada.


“Adoro os eventos de XTerra. Curto muito o fato da prova misturar modalidades diferentes. Gosto também dos três dias do evento e do clima da prova. A corrida é perfeita, com boa sinalização, batedores e muita segurança. Infelizmente na prova eu tive problemas com a bike”, afirmou a belo-horizontina de 28 anos, que garantiu a segunda colocação com 2h31mi44s.

A vitória ficou com a mineira Aline Lombello, de São Lourenço, com o tempo de 2h30m27s. Letícia Jaqueline Soares completou o pódio feminino ao finalizar a prova em 2h36m15s. “Foi uma das melhores provas de que participei”, afirmou a competidora.

RESULTADOS:

A longa fila de atletas na subida
do single track enlameado

OS CINCO PRIMEIROS DA ELITE MASCULINA
Daniel Carneiro – 1h44m47s
Thiago Aroeira – 1h52m09s
Gustavo Barreto – 2h00m31s
Daniel Grossi S. de Souza – 2h01min41s
Francisco Hildebrando – 2h06min36s

AS CINCO PRIMEIRAS DO FEMININO
Aline Lombello – 2h30m27s
Erika Gramiscelli – 2h31m44s
Letícia Jaqueline Soares – 2h36m15s
Jane Maria de Jesus – 3h07min51s
Luzia Bello – 3h13min52s


Em 2011 estão programadas outras duas etapas do XTerra. Em novembro, haverá uma etapa de corrida em Fortaleza e, em dezembro Brasília, recebe uma etapa que terá competição de mountain bike e de outra modalidade a ser definida.

Outras informações podem ser obtidas no site http://www.xterrabrasil.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário