Estudantes de escola estadual recebem bicicletas como incentivo| Foto : Divulgação |
Não é de hoje que as bicicletas são utilizadas em várias cidades do mundo, como uma alternativa de transporte. No Brasil, elas vão ganhando espaço junto aos moradores dos centros urbanos, que encontraram no veículo não só uma opção saudável de transporte, mas também uma forma inteligente para fugir dos engarrafamentos.
Embora a realidade brasileira esteja longe de outros países, onde há investimentos maciços na implantação de ciclovias e ciclofaixas, aos poucos alguns projetos vem sendo implantados na tentativa de dar mais espaço aos ciclistas.
Um exemplo é o da Secretaria estadual de Transporte junto às escolas da rede pública de Educação. O Pedalando na Escola capacita os professores a incentivarem os alunos a utilizarem a bicicleta como meio de transporte entre suas casas e a escola e os cuidados que devem ter no trânsito.
Segundo o coordenador do programa, Mauro Tavares, a proposta não é somente incentivar o uso de bicicletas, mas principalmente dar noções aos estudantes de como utiliza-las com segurança. " Não estamos só incentivando o uso de bicicletas, mas levando aos estudantes a legislação, como devem andar com segurança e os benefícios que elas trazem", explica.
O programa ainda não está implantado em toda a rede estadual de ensino, funcionando de maneira experimental em colégios de Duque de Caxias, São João do Meriti. Mas a tendência é no próximo ano ser ampliado.
"O programa termina em dezembro.Nos dois primeiros meses de 2012 faremos uma avaliação e vamos estudar para quais unidades poderemos levar. Infelizmente, não temos estrutura para atender a todos os colégios, mas acredito que no próxim o ano ampliaremos nossa ação. Até porque temos vários municípios interessados", garante Mauro Tavares.
Carlos Augusto Soares, 15 anos, aluno de um colégio estadual em São Gonçalo, região metropolitana do Rio, vai há dois anos de bicicleta para escola. " Como moro perto da escola, é mais fácil ir de bike do que andar ou esperar o ônibus. Meu maior medo é ser atropelado, já que os motoristas não respeitam a gente', conta.
Faltam ciclovias
Enquanto no exterior a maioria das cidades possui ciclovias ou ciclofaixas - vias especiais para o trânsito de bicicletas- no Brasil elas vão sendo implantadas aos poucos. Segundo Mauro Tavares, a capital fluminense conta atualmente com cerca de 200 quilômetros, com a previsão de ampliar para 300 quilômetros em 2012.
"Não é uma tarefa simples modificar certos hábitos dos motoristas ou mesmo implantar estas faixas exclusivas. Na Holanda, por exemplo, foram precisos 30 anos, até os motoristas e ciclistas se respeitarem no trânsito", garante o coordenador do programa.
Segundo Mauro Tavares algumas cidades no Estado, aguardam a liberação de recursos por parte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a implantação de vias especiais para bicicletas, caso do Rio, Niterói, Maricá, Resende, Barra Mansa e Volta Redonda.
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